Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Eu nasci em Mogofores, e os naturais desta aldeia (pelo menos há vários anos atrás) tinham a tendência para irem para a Anadia, Mealhada e Coimbra.

A Vila Sangalhos, mesmo ao lado, poucas visitas recebia das gentes destas bandas. Por isso para mim é mais familiar uma cara do centro de Anadia ou por exemplo Curia, do que as gentes de Sangalhos. Quando vim trabalhar para cá ninguém me conhecia, e eu idem aspas. As pessoas de Sangalhos sempre foram mais para Oliveira do Bairro, Oiã e Aveiro. 

Portanto, pouco a pouco fui conhecendo as pessoas e os locais.

Mas depois de 17 anos ainda há coisas que me passam ao lado. Por exemplo: esta Capela, junto à estrada principal de Sangalhos, na zona de Sá. Antes ela tinha esta aparência:

_8843_0308_2.jpg

Foto retirada dosite da Junta de Freguesia de Sangalhos AQUI

 

 Hoje a Capela é assim:

IMG_2378.JPG

Nunca tinha entrado nesta Capela. Passei muitas vezes de carro desejando que estivesse acessível.

Surpresa das surpresas, num destes sábados passei pela Capela e..... estava (finalmente) aberta.

Olhei para as horas e decidi dar a volta ao carro: é hoje que vou entrar na Capela. O meu marido tinha-me acabado de dar a oportunidade para eu "gastar" 15 minutos ao enganar-se num horário.

Esta capela é a Capela da Nossa Senhoa da Piedade. Tem, de cada lado da entrada principal, dois bancos de jardim (que acho amorosos).

Entrei a medo, pois as cortinas vermelhas são intimidadoras.

IMG_2367.JPG

A Capela é muito bonita! Não esperava que o interior fosse grande (quando de fora parece ser uma pequena capela), luminoso (quando aparentemente não há janelas) e tão bem cuidado (já que não é usada tantas vezes como uma igreja Matriz).

IMG_2344.JPG

IMG_2357.JPG

 Intrigaram-me estas imagens:

IMG_2345.JPGIMG_2346.JPG

Fiz a pesquisa na net (AQUI) como o João Miranda Santos teinha-me ensinado (neste POST) mas não consegui encontrar nada de jeito. Portanto, quem serão os Santos aqui representados? 

 

Junto ao altar percebi que esta pequena capela tem duas sacristias! Ou pelo menos um espaço será a sacristia e o outro talvez arrumos?! Como já disse, surpreende pelo espaço que têm! Foi muito bem planeada porque nada está apertadinho.

IMG_2369.JPGIMG_2368.JPG

Também tem um espaço em andar superior:

IMG_2366.JPG

Uma bela capela, mesmo à "mão de semear"! É uma pena não serem usadas mais vezes para as missas diárias ou para adorações ao Santíssimo por exemplo.

 

IMG_2372.JPG

Como comecei, termino. Ó gentes de Sangalhos e gentes de Mogofores, aqui está uma coisa que temos em comum: Nossa Senhora da Piedade que em Sangalhos está numa capela, e a Nossa Senhora da Piedade em Mogofores que está no segundo altar da Igeja Matriz (falei dela AQUI).

IMG_2349 (1).JPGIMG_8570 (1).JPG

 

 Nossa Senhora da Piedade, rogai por nós!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

De Helena Le Blanc a 29.04.2017 às 09:11

No Facebook, a D. Ana Maria Silva, informou-me que a primeira imagem é do Espírito Santo e a segunda é de Santo André Padroeiro do lugar (suponho) de Sá. E é possível ser visitada desde que seja solicitado na loja ao lado. A D. Ana Maria Silva, colega de trabalho, ofereceu-se para me fazer uma visita guiada brevemente. Que bom!
Obrigada.

De Helena Le Blanc a 03.05.2017 às 10:04

Ola

Um amiga minha percebeu o significado da imagem: é a Santíssima Trindade (Pai/Rei, Filho/Jesus, e o Espírito Santo/pomba.
É lindíssima!

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo