Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Hoje é sábado.

Há quantos sábados não ficávamos em casa?! Soube tão bem este sábado! 

 

O que faz (tipicamente) uma mulher em casa num fim de semana? Arrumações e limpezas.

Tenho um quarto cheio de coisas - o quarto dos convidados - para arrumar. Sorte a nossa não termos tido visitantes nos últimos meses.

Comecei logo de manhã a dar uma volta à "tralha", pois de tarde sabia já de antemão que seria passada no jardim a brincar na piscina e a conviver com os meus pais.

Atirei-me à arrumação, mas não acabei e não me importei muito.

Às 11h00 o meu marido saio de casa com o Xavier. 

E eu não tive mais nada do que aproveitar esse tempo sozinha em casa para fazer uma coisa que queria há muito fazer, e do qual tinha saudades: o meu tempo com Deus! 

 

Não é a primeira vez que falo dos Exercícios Espirituais (AQUI e AQUI). Praticar os Exercícios Espirituais é estar com Deus, ouvi-lo e responder. Ajudaram-me muito num episódio recente da minha vida (AQUI, AQUI e AQUI).

Sentia muitas saudades, muitas saudades mesmo destes momentos diários. 

Portanto, vi-os a sair pela janela e olhei para o quarto vendo o quanto ainda faltava mas tomei uma decisão: vou ter o meu momento com Deus.

Fui buscar o telemóvel (onde tem a liturgia diária), a bíblia, o meu diário espiritual, o meu estojo, a minha cruz. Estava pronta para ir para a varanda do meu quarto.

Revi a metodologia a utilizar: a oração preparatória, o pedido de graça, a leitura bíblica, meditação ou contemplação, tempo íntimo com Deus, oração do Pai Nosso, registo deste momento.

...

Foi maravilhoso. Uma hora e meia. O tempo passou em eu dar conta. Aliás a sensação é que tinha passado muito pouco tempo.

Tive companhia. Ora vejam:

IMG_4007.JPG

IMG_4009.JPG

 Depois de terminar, fiz o registo no meu diário espiritual:

IMG_4011.JPG

IMG_4014.JPG

Recordo-me de muitas pessoas (antigamente) usarem a bíblia assim: tinham um problema, abriam a bíblia ao calhas e o que atraísse os olhos dessa pessoa seria a sua resposta de Deus.

Pois bem, digamos que é isso mas organizado em oração, disciplinado, sem dar espaço ao inimigo para nos enganar. Queremos ter a certeza que a mensagem que recebemos é de Deus, e de mais ninguém.

Isto é dar uma oportunidade a nós próprios de Deus se fazer ouvir junto do nosso ouvido (ou olhar, ou coração, ou intuição....)

Pratica-se a meditação e a contemplação. São essenciais para estarmos abertos à Vida, ao Sim, ao Amor, ao Perdão...

Estas praticas são essenciais para desenvolvermos e amadurecermos a nossa Fé. Engraçado como tantas teorias falam da meditação e da contemplação quando estas são o instrumento privilegiado para estar com Deus dos cristãos desde o surgimento da Igreja primitiva do século I d.c.!

 

Já experimentaram os Exercícios Espirituais de Santo Inácio ou a Lectio Divina? 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo