Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Todos sabemos que o mês de Maio é dedicado a Maria. 

O que eu não sabia é que cada mês do nosso calendário, tem uma particular devoção.

Não é só o mês de Maio! Existem festas importantes para nós, Católicos, mas nunca me apercebi ou percebi que todos os meses são dedicados a uma "coisa" especial. Esta poderá ter a ver com acontecimentos históricos ou um aspeto particular da liturgia.

Assim:

Janeiro- o mês do Santo Nome de Jesus. A festa do Santo Nome surgiu em 1500 e era celebrada no 2º domingo da Epifania. Foi retirada do calendário em 1969, " uma vez que a imposição do nome de Jesus já é comemorado no escritório da Oitava do Natal" (Motu propri: Mysterii Paschalis, 1969). Foi restaurada em 2002. Existe a ladainha oficial do Santo Nome de Jesus. Janeiro também se tornou um mês dedicado à Santa Infância de Jesus.

HPIM6190-001.JPG

Fevereiro- o mês da Sagrada Família. Depois das Festas de Natal e antes do jejum Quaresma temos  aqui um intervalo de tempo e espaço para recordar a Sagrada Família. Desde o nascimento até o início da sua jornada pública com 30 anos, Jesus viveu junto da sua família.

Março- mês dedicado a São José, cuja festa é no dia 19 de Março. Esta data surgiu no final do séc. XV, e todo o mês acabou por ser dedicado a esta Santo, pai adotivo de Jesus Cristo. Este homem é um modelo de pai fiel, obediente e cristão.

Abril- mês da devoção à Eucaristia e ao Santo Espírito. O Domingo de Páscoa muitas vezes é em Abril. Quando é em Março, a época pascal continua no mês seguinte. Por isso, considera-se que o mês da Páscoa é o de Abril. É durante as celebrações pascais que nos lembramos, em especial, do sacrifício eucarístico de Jesus Cristo e do baptismo no Espírito Santo que nos chega depois da ressurreição de Jesus. 

HPIM6206-001.JPG

 

Maio- mês de Maria. Parece que esta devoção começou em Roma, no séc. XVIII, para combater a imoralidade e a infidelidade entre os estudantes de uma faculdade. Depois espalhou-se pela Igreja Latina. No séc. XIX, e porque Anna Jarvis quis homenagear a sua mãe, Ann Maria Reeves Jarvis, pelo trabalho que desenvolveu junto das famílias melhorando as condições de higiene e saúde, surgiu o Dia da Mãe . A comunidade católica aproveita esta novidade para incentivar todas as mulheres a imitarem o papel de Maria como mãe. Assim este mês tanto é dedicado a Maria como um modelo para mães cristãs, como também realça a castidade de Maria e a sua fidelidade à vontade de Deus.

Junho- mês do Sagrado Coração. Esta devoção, praticada durante muito tempo de forma privada, é autorizada oficialmente em 1800. Esta incentiva à participação e adoração da Santa Eucaristia, e a receber a comunhão na 1ª sexta-feira de cada mês.

Julho- mês dedicado ao precioso sangue de Nosso Senhor. A festa do precioso sangue é o primeiro domingo deste mês. 

HPIM6188-002 (2).JPG

Agosto- mês do Santíssimo Sacramento e é encorajada a adoração da Eucaristia. Também é dedicado à Imaculada Coração de Maria, e no dia 15 a Igreja celebra a Assunção de Maria ao Céu.

Setembro- é dedicado tradicionalmente às 7 Dores de Maria. Neste mês temos a Festa da Nossa Senhora das Dores. As 7 dores são as seguintes: Profecia de Simão, a fuga para o Egipto, a perda de Jesus Cristo durante 3 dias em Jerusalém, encontro com Jesus no caminho para o calvário; assistir à morte do seu filho crucificado na cruz; receber o seu filho morto nos braços; e "enterro" de Jesus no sepulcro. 

Outubro- mês do Terço e do Rosário. É o aniversHPIM6178-002.JPGário da vitoria da Batalha de Lepanto  em 1571  (representa o fim da expansão islâmica no Mediterrâneo) e a Festa de Nossa Senhora do Rosário. No séc. XVII, o Papa Leão XIII dedicou oficialmente o mês ao Santo Rosário. 

Novembro- mês dedicado às pobres Almas no Purgatório. O dia 1 de Novembro é o Dia dos Finados/Festa de Todos os Santos, mas também relembramos os fiéis defuntos. 

Dezembro- este mês é dedicado ao Advento e ao Nascimento de Jesus. Isto quer dizer que preparamos a celebração do nascimento de Jesus Cristo há 2000 anos atrás, mas também para a segunda e última vinda do Senhor através da oração e retiros espirituais.

 

Encontrei estas informações aqui: http://www.aquinasandmore.com/catholic-articles/monthly-dedications-of-the-church-year/article/184.

 

IMG_2776 (1).jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

De Bruxa Mimi a 11.05.2016 às 22:32

O Dia de Todos os Santos é a 1 de novembro! Não é?

De Helena Le Blanc a 11.05.2016 às 23:11

Certíssimo!
Mas acabei por ir atrás do texto original!
Obrigada!
Um abraço Bruxa Mimi

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo