Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Facto - O Papa Francisco decidiu canonizar os Beatos Jacinta e Francisco Marto nas celebrações do Centenário das Aparições no Santuário de Fátima - Cova de Iria.

 

Novidade - A celebração da Canonização irá ter lugar em Portugal pela primeira vez, e serão as crianças mais jovens a serem declaradas santas não-mártires.

 

Canonização - Proclamação solene que as crianças (neste caso) praticaram heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus. Desta forma a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade nelas e propõe-as como modelos e intercessores, e dignos de culto público universal.

  

Beatos Jacinta e Francisco Marto - Dois irmãos que nasceram em Aljustrel, na freguesia de Fátima, e viveram nos anos de 1908 a 1920, nas vésperas da 2ª Guerra Mundial. Eram crianças que trabalhavam no pastoreiro do rebanho da família, na zona da Cova de Iria. Testemunharam seis aparições de Nossa Senhora, entre Maio e Outubro de 1017. Sepultados na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima viveram uma curta vida mas rica em "fé, amor e oração"*.

JF.jpg

  • Jacinta Marto - Nasceu em 11 de Março. É descrita como tímida, serena e sensível para o sofrimento e para as dificuldades dos outros. "Tinha um coração cheio de compaixão por eles e de Devoção ao Imaculado Coração de Maria".** "A Jacinta era um novelo de amor, uma coisa incrível. Amor pelos pecadores, sempre a escolher, a inventar sacrifícios para que muitas outras pessoas viessem a conhecer a Deus".***  Morre com 9 nos, no Hospital Dona Estefânia em Lisboa, vítima de um surto de gripe pneumónica;
  • Francisco Marto - Nasceu em 11 de Junho. Depois das primeiras aparições, Francisco "vivia intensamente a oração contemplativa e passava muitas horas seguidas em adoração em frente ao sacrário, na Igreja Paroquial de Fátima"**. "O Francisco era muito calmo, e tornou-se um místico. Ele viu como o Anjo adorou a Eucaristia".*** Morre com 10 anos, em casa, vítima de um surto de gripe pneumónica.

 

 Pais de Jacinta e Francisco Marto - Olímpia de Jesus e Manuel Pedro Marto (conhecido como Ti´Marto). Sempre apoiaram os seus filhos. Sr. Manuel "não sabia ler nem escrever mas era muito espiritual. Ele dizia: a maneira como eu eduquei os meus filhos eles não eram capazes de inventar uma história destas".***

 

Festa litúrgica de Jacinta e Francisco Marto - 20 de Fevereiro, dia da morte de Jacinta.

 

A Cerimónia - Irá ser realizada em português. No Vaticano esta cerimónia é em latim. É um ato reservado ao Papa desde Séc. XII.

pope-francis-707373_1920 (1).jpg 

Relicários de Jacinta e Francisco - Durante a cerimónia são apresentados reliquias de 1º grau dos propostos. De Jacinta há uma madeixa de cabelo, e de Francisco um fragmento de osso da costela. Serão colocados em relicários em forma de candeia, e transportados sob um véu branco cujo centro têm uma cruz do pano das vestes dos batizados de Jacinta e Francisco.

  • significado da candeia - um objeto muito utilizado na época, em que servia para romper as trevas. Estas crianças chamavam ao sol de Nossa Senhor e à lua a candeia de Nossa Senhora. O Papa João Paulo II, no dia da beatificação destas crianças disse: tornarão-se "candeias que Deus acendeu para iluminar a humanidade nas suas horas inquietas e sombrias";
  • significado do véu - Estas crianças ousaram entregar a sua vida para Deus e para os outros, conforme a vocação que o Batismo nos confere. Tornaram-se "reflexo da luz branca com que Deus ilumina o mundo"**
  • significado de relicário de santo - dedicarei, em breve, um post a este assunto.

 

 

Processo de Canonização - Durou 65 anos. Se observar a cronologia do processo de Jacinta e Francisco Marto ficará com uma ideia concreta.

 

Cronologia do Processo:

  • 1952.04.30. Primeira sessão dos Processos Diocesanos sobre a vida, virtudes e fama de santidade de Francisco e de Jacinta Marto.
  • 1979.06.02. Conclusão do Processo Diocesano sobre a vida, virtudes e fama de santidade de Jacinta.
  • 1979.08.03. Conclusão do Processo Diocesano sobre a vida, virtudes e fama de santidade de Francisco.
  • 1981. Sessão plenária da Congregação das Causas dos Santos dedicada ao tema da possibilidade de se canonizar crianças, cujo resultado é unanimemente positivo. 
  • 1988. Entrega das Positio Super Virtutibus de Francisco e de Jacinta à Congregação das Causas dos Santos.
  • 1989.05.13. João Paulo II assina o Decreto sobre a heroicidade das virtudes de Francisco e Jacinta Marto.
  • 1997. Instrução do Processo Diocesano super miro, para discernir a cura de uma mulher portuguesa de uma paraplegia, atribuída à intercessão dos irmãos Marto.
  • 1999. Conclusão do Processo Diocesano, que declara a cura como rápida, completa, duradoura e cientificamente inexplicável. Redação e entrega da Positio super miro à Congregação das Causas dos Santos.
  • 1999.06.28. Promulgação, pelo Papa João Paulo II, do decreto da cura miraculosa por intercessão de Francisco e Jacinta, aprovando a sua beatificação.
  • 2000.05.13. Beatificação de Francisco e Jacinta por João Paulo II, em Fátima.
  • 2016. Instrução do Processo Diocesano super miro, para discernir a cura de uma criança brasileira, atribuída à intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.
  • 2017. Conclusão do Processo Diocesano, que declara a cura como rápida, completa, duradoura e cientificamente inexplicável. Redação e entrega da Positio super miro à Congregação das Causas dos Santos.
  • 2017.03.23. Promulgação, pelo Papa Francisco, do Decreto da cura miraculosa por intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta, aprovando a sua canonização.
  • 2017.04.20. Consistório onde se anunciou a Canonização para o dia 13 de maio de 2017, em Fátima.

 

 

Descrição da Cerimónia:

Depois do cântico e rito inicial, Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto fará a petição e uma breve apresentação da biografia dos dois novos santos. Este e a postuladora da causa, Irmã Ângela Coelho, pedirão em três momentos sucessivos que os beatos sejam inscritos no "Album dos Santos".

Em seguida invocar-se-á a ladainha dos Santos.

O Papa Francisco solicitará a Deus que aceite as nossas preces e passará a ler a formula de canonização:

"Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, após ter longamente refletido, invocado várias vezes o auxílio divino e escutado o parecer dos nossos irmãos no episcopado, declaramos  e definimos como Santos os Beatos Francisco e Jacinta Marto, inscrevemo-los no Álbum dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os Santos".

Os dois novos relicários serão colocados junto ao altar, sendo transportados pela Irmã Ãngela Coelho e por Pedro Valinho, atual Diretor do Serviço de Peregrinos do Santuário.

Após a formula de canonização, D. António Marto e Irmã Ãngela Coelho agradecerão a proclamação e pedirão ao Papa que redija a Carta Apostólica relativo à canonização das duas crianças.

O fim deste cerimonial é a canção do Gloria, continuando a Eucaristia de forma habitual.

No final da Eucaristia os dois relicários deixarão o altar e acompanharão o andor de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em cortejo, até à Capelinha das Aparições onde ficarão em exposição até ao fim do dia.

 

E é assim que Deus se vai manifestando junto dos mais pequenos e mais simples.

A sério? Um conselho: lê este post - AQUI

IMG_1510-001.JPG

 * Palavras do Cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos;

** Palavras do Santuário de Fátima;

*** Palavra da Agência Ecclesia - Fátima: Francisco o "místico" e Jacinta "novelo de amor";

Informações da Cronologia do Processo retiradas de artigo de Agência Ecclesia "Fátima: As datas do processo de canonização de Francisco e Jacinta (cronologia);

Informações sobre a descrição da Cerimónia retiradas de artigo de Agência Ecclesia "Fátima: Papa Francisco vai presidir à primeira canonização de sempre em Portugal.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo