Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Hoje reparei, acidentalmente, que era a festa das Cinco Chagas do Senhor.

Como? Festa de quê? Sei o que são as Chagas do Senhor mas... uma festa assim específica?!

 

Desde o recente Setembro que, para além de fazer download do calendário litúrgico (AQUI) para o calendário do google, decidi adquirir uma pequena agenda que me vai dando algumas informações sobre os acontecimentos da Igreja, da minha Fé. Não me dá tudo como o download, mas o suficiente para não me sentir tão perdida (Agenda Cristo Caminho 2016/2017 da Editora Paulus).

Deixei de apontar as minhas questões pessoais no calendário google (usando o telemóvel) e retomei o registo de caneta e papel nesta pequena agenda.

Hoje aconteceu que tive alguns telefonemas familiares, especialmente relativo a um familiar que está a fazer um programa de reabilitação. Está a ter muitas dificuldades (esperadas) de adaptação, tendo decidido abandonar hoje. Eu tenho sido a porta-voz da família, porque os restantes elementos já fizeram o papel deles por muito tempo. Estão muito cansados e esgotados. Chegou a minha vez. É um familiar que me é muito querido e próximo da minha idade. Com o acordo e apoio do meu marido, estou em condições de poder assumir este papel, com a vantagem de a distância jogar a favor dos objetivos que se pretendem alcançar.

Retomando, depois de diversos telefonemas, peguei na minha agenda para registar o que tinha acontecido, e apontar os prazos que ele tem para tomar uma grande decisão; foi quando reparei na festa de hoje. Achei piada, sem piada nenhuma!

Decidi investigar.

Encontrei na Agência Ecclesia  uma primeira abordagem e que têm a ver diretamente com a nossa bandeira nacional:

 

unnamed.png

Os 5 desenhos em azul com umas bolinhas, no meio do símbolo, simbolizam as 5 chagas de Jesus Cristo. Chamam-se besantos brancos. Nós, portugueses, decidimos marcar um dos símbolos mais importantes do nosso país com as 5 chagas de Jesus Cristo!

Como é que eu não sei disto? Porque é que isto não é mais divulgado?

Bem ou mal, os nossos antepassados, mais ou menos inteligentes, mais ou menos crentes, decidiram de forma maioritária (não sei se unânime) em marcar um dos mais importantes símbolos nacionais com Jesus Cristo, para todo o sempre!

Que maravilha!

Depois, lendo um artigo dos Arautos do Evangelho, percebi. Reproduzo o texto que li: 

 

"Jesus é descido da Cruz. Cuidadosamente, Nicodemos, José de Arimatéia e São João O conduzem até Maria Santíssima e O depositam em seu virginalíssimo regaço. Sentada, Ela O acolhe transida de dor e O adora. Enquanto as Santas Mulheres preparam os bálsamos com que em breve irão ungi-Lo, para ser depositado no sepulcro, Ela oscula, uma a uma, suas Chagas: a do peito rasgado, as dos divinos pés e mãos. Realiza- se ali o primeiro ato de devoção e adoração às Chagas do Redentor, que iria perpetuar-se por todas as gerações. A Bem-Aventurada por excelência rende o mais perfeito culto de latria às fontes sagradas de onde jorrou o Sangue que redimiu total e superabundantemente todo o gênero humano.

Por causa daquelas Santíssimas Chagas, Ela fora preservada do pecado original e aos homens de boa vontade abriram-se as portas do Céu. Cinco fontes de graças infinitas, plenas de formosura, saciando a santidade das almas contemplativas, missionárias e apostólicas, selando a coroa de glória dos mártires e as vitórias de todos os tempos. Eis o manancial que nos purifica no Batismo, nos revivifica na Eucaristia e dá fecundidade a toda a Santa Igreja, nos seus sacramentos. Eis a santa argamassa que, ligada aos sacrifícios dos homens, erguerá os mais belos monumentos e poemas da Civilização Cristã."

 

Fiquei sem palavras.

Não consegui investigar mais a respeito na net e lembrei-me de umas fotos que tinha tirado há relativamente pouco tempo, na nossa Igreja Matriz de Mogofores: o altar da Nª Sª da Piedade.

 

IMG_8574.JPG

IMG_8571.JPG

IMG_8570.JPG

 Luís de Camões no seu poema “Os Lusíadas”:

 

" Vede-o no vosso escudo, que presente
Vos amostra a vitória já passada,
Na qual vos deu por armas e deixou
As que Ele para si na Cruz tomou."

 

 

Termino com uma musica, a minha musica preferida, da Família Power: Via-crucis

clique em cima da seguinte palavra: Via-Crucis.mp3

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

De Olívia a 08.02.2017 às 10:56

Uau!!!

Muito obrigada pela partilha!

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo