Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



IMG_2574.JPG

Todos os anos o grupo de Acólitos de Mogofores, que faço parte, junta-se aos outros acólitos deste país para um mega encontro em Fatima.

Costuma a ser no dia 1 de Maio. No entanto, como este ano esse dia foi domingo decidiram excecionalmente mudar a data para 30 de Abril, tendo em conta que os Acólitos estão ocupados aos domingos no seu serviço ao Senhor.

IMG_2678.JPG

O grupo de Mogofores já participa nesta peregrinação há 5 anos. Chega a juntar entre 3 mil a 6 mil acólitos.

PEREGRINAÇÃO ACOLITOS ABRIL 2011.jpg

Este ano teve um sentido especial: comemoração dos 20 anos desta atividade.IMG_2791-001.JPG

IMG_2563.JPG

O programa costumava a ser: concentração no Paulo VI para um convívio generalizado, Missa na Santíssima Trindade, Almoço, Terço na capelinha das Aparições, e Procissão com o Santissimo exposto no recinto do Santuário. O programa este ano não foi o habitual. Começamos pelo Terço no recinto do Santuário, de seguida a Missa também no recinto, almoço, e concentração para convívio no parque 11.

IMG_2506.JPG

IMG_2592 (1).JPG

Os meus colegas acólitos gostam muito de participar nesta peregrinação. Sempre gostaram. Mas este ano, tudo foi muito diferente, e não gostaram muito das mudanças. O ser humano não costuma gostar de mudanças nas suas rotinas, certo?

IMG_2566 (1).JPG

A minha grande surpresa foi perceber que o que mais incomodou foi a não realização da procissão com o Santíssimo exposto. IMG_2634 (1).JPG

O nosso grupo é constituído por pessoas de diferentes idades, dos 8 aos 80 (neste momento 80 não mas temos diversos adultos). E quem mais revelou desagrado foram os adolescentes e jovens. E eu, ingenuamente ou com preconceitos, fiquei agradavelmente surpreendida! Levei com diversos olhares e levantares de sobrancelha por causa da minha reação de surpresa!

DSCF0438.JPG

IMG_2582.JPG

 

Deus revela-se onde menos esperamos!IMG_2507 (1).JPG

Com esta surpresa Deus quer que tenhamos mais Fé e confiança nos outros, no mundo e no futuro, independentemente das desgraças que nos rodeiam.

Este é reino de Deus!

Peregrinação Acolitos 2016-001.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

De Teresa Power a 05.05.2016 às 09:35

Linda reportagem, Lena! O David vinha muito feliz de Fátima!
Conhecendo eu o grupo de Acólitos de Mogofores, não me surpreendo absolutamente nada com a sua desilusão perante a falta da procissão eucarística! Ao contrário do que acontece com a catequese, só se torna acólito quem de facto tem gosto no serviço do Senhor... Ao longo dos anos, Lena, tenho experimentado a tua surpresa, e percebido que as pessoas têm muito mais sede de oração e adoração do que as julgamos capazes. Acho que, no geral, os encontros de Igreja para grandes massas têm demasiada brincadeira e muito pouca interioridade, e as pessoas reagem - para surpresa de quem organiza - como tu referes no texto: com desilusão! Jesus, pelo contrário, nunca desilude... Não nos cansemos de oferecer aos jovens tempos fortes de oração! Bj

De Helena Le Blanc a 11.05.2016 às 13:32

Olá Teresa

Tens toda a razão!

Há uns anos largos, a tendência foi acrescentar toques de animação porque a oração, a adoração, e os ensinamentos era "muito pesado".
Agora apercebo-me de facto que é tudo "muito light" e que é preciso é carga pesada!

Grande lição a minha!

Um abraço

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo